Em 2024 os passes navegante® não terão qualquer aumento de preço

Desde a sua criação em 1 de abril de 2019 que o passe navegante® não sofre alterações de preço
Navegante

Este congelamento de preços torna possível, no próximo ano, continuar a efetuar deslocações em todos os operadores de transporte com o navegante® pagando os preços habituais. De igual modo, os preços manter-se-ão inalterados no município de Cascais.

Os preços serão, assim, 30€ para o navegante® municipal - para deslocações dentro de um só município - e 40€ para o navegante® metropolitano - para deslocações nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. Da mesma forma, continuam em vigor os descontos previstos para o navegante® família e +65 mantendo-se a gratuitidade do navegante 12, sendo esta alargada em 2024 aos estudantes sub 18 e sub 23, conforme poderá verificar aqui.

Por decisão da Área Metropolitana de Lisboa, também os tarifários ocasionais válidos na Carris Metropolitana não sofrerão alterações no próximo ano, mantendo igualmente o valor que vigorava à data do seu lançamento, em junho de 2022. Esta iniciativa conjunta dos municípios define que os títulos pré-comprados e de bordo da Carris Metropolitana manterão os seus preços em 2024, uma medida que corresponde a um investimento municipal na mobilidade coletiva e tem como objetivo consolidar os tarifários e o serviço que abrange toda a área metropolitana de Lisboa, desde 1 de janeiro de 2023.

O preço do navegante® mantém-se inalterado deste o seu lançamento em 2019, apesar do aumento da Taxa de Atualização Tarifária desde essa data – o aumento para 2024 é de 6,43%, conforme determinado pela Autoridade de Mobilidade e Transportes.

O não aumento dos passes navegante® e dos títulos ocasionais válidos na Carris Metropolitana, são medidas que vão ao encontro da necessidade de mobilizar cada vez mais cidadãos para a utilização de transportes públicos coletivos e promover a mobilidade sustentável, respondendo em simultâneo à emergência climática e à economia das famílias.